Copyright 2019 – Anduca Animação que Educa e Atom S/A – Todos os direitos reservados
Aqui você encontrará as ferramentas para engajar seus alunos na jornada de educação financeira.
1. Exibição
Se a escola possuir multimeios e condições de exibir o vídeo, o professor assiste ao episódio A HISTÓRIA DO DINHEIRO junto com a turma em sala de aula ou na sala apropriada para exibição. Do contrário, não havendo essa possibilidade, na semana anterior à atividade, o educador deve, continuamente, lembrar as crianças e solicitar que assistam ao episódio do desenho animado do TÉO TOURINHO.
2. Abordagem em aula
Garantido que todos ou a grande maioria das crianças assistiu ao desenho, o professor abre a aula explicando a importância dinheiro para os seres humanos. Propões uma reflexão sobre como o dinheiro surgiu, falando sobre os motivos de sua criação, sobre como o dinheiro serve para garantir consumo de bens e serviços, além de permitir toda a movimentação da vida das pessoas no sistema capitalista que impera no mundo. Pode citar a necessidade do dinheiro para realização de empreendimentos, obras e sonhos…
3. Temas que podem ser explorados com as crianças:
a. Como seria a vida sem dinheiro hoje – o que mudaria e como as pessoas fariam para conseguir as coisas que precisam para viver;
b. Os tipos de dinheiro que existem no mundo moderno (papel, moeda, plástico, digital);
c. Para o que serve o dinheiro além de comprar coisas;
d. Se o dinheiro é igual em todos os lugares ou se há dinheiro específico para cada país;
e. O quanto o dinheiro é importante para as pessoas viverem bem.
4. Tarefa
Para casa, a professora (ou professor) pede para cada criança desenhar uma situação em que o dinheiro é importante para a vida de sua família. Em seguida, ela deve fazer um segundo desenho onde reflete sobre como a família resolveria essa mesma situação so não existisse dinheiro.
5. Conclusão das atividades
O educador deve destacar no final das atividades o ponto principal do episódio A HISTÓRIA DO DINHEIRO, ou seja, que ele foi criando para facilitar a vida das pessoas e não para escravizá-las. Que o dinheiro é apenas um elemento que representa o valor dos bens (móveis ou imóveis) e serviços dos humanos. É uma forma de valorar nossas realizações, pensamentos, ações e iniciativas para que possamos nos sustentar a partir deles, adquirindo as coisas essenciais para viver. Cabe iniciar, ainda, uma discussão sobre com o quê as famílias gastam seu dinheiro e como fariam para obter as coisas que têm sem dinheiro – o que cada um usaria (a criança e os pais) para trocar pelo que não tem.
Copyright 2019 – Anduca Animação que Educa e Atom S/A – Todos os direitos reservados