CLUBE

HQ

ESPAÇO DO EDUCADOR

Aqui você encontrará as ferramentas para engajar seus alunos na jornada de educação financeira.

Reproduzir vídeo

Roteiro de aula Teo Tourinho

Sugestões de como os educadores podem ensinar e demostrar o conteúdo do Episódio 1 - A história do Dinheiro

1. Exibição
Se a escola possuir multimeios e condições de exibir o vídeo, o professor assiste ao episódio A HISTÓRIA DO DINHEIRO junto com a turma em sala de aula ou na sala apropriada para exibição. Do contrário, não havendo essa possibilidade, na semana anterior à atividade, o educador deve, continuamente, lembrar as crianças e solicitar que assistam ao episódio do desenho animado do TÉO TOURINHO.

2. Abordagem em aula
Garantido que todos ou a grande maioria das crianças assistiu ao desenho, o professor abre a aula explicando a importância dinheiro para os seres humanos. Propões uma reflexão sobre como o dinheiro surgiu, falando sobre os motivos de sua criação, sobre como o dinheiro serve para garantir consumo de bens e serviços, além de permitir toda a movimentação da vida das pessoas no sistema capitalista que impera no mundo. Pode citar a necessidade do dinheiro para realização de empreendimentos, obras e sonhos…

3. Temas que podem ser explorados com as crianças:
      a. Como seria a vida sem dinheiro hoje – o que mudaria e como as pessoas fariam para conseguir as coisas que precisam para viver;
      b. Os tipos de dinheiro que existem no mundo moderno (papel, moeda, plástico, digital);
      c. Para o que serve o dinheiro além de comprar coisas;
      d. Se o dinheiro é igual em todos os lugares ou se há dinheiro específico para cada país;
      e. O quanto o dinheiro é importante para as pessoas viverem bem.

4. Tarefa
Para casa, a professora (ou professor) pede para cada criança desenhar uma situação em que o dinheiro é importante para a vida de sua família. Em seguida, ela deve fazer um segundo desenho onde reflete sobre como a família resolveria essa mesma situação so não existisse dinheiro.

5. Conclusão das atividades
O educador deve destacar no final das atividades o ponto principal do episódio A HISTÓRIA DO DINHEIRO, ou seja, que ele foi criando para facilitar a vida das pessoas e não para escravizá-las. Que o dinheiro é apenas um elemento que representa o valor dos bens (móveis ou imóveis) e serviços dos humanos. É uma forma de valorar nossas realizações, pensamentos, ações e iniciativas para que possamos nos sustentar a partir deles, adquirindo as coisas essenciais para viver. Cabe iniciar, ainda, uma discussão sobre com o quê as famílias gastam seu dinheiro e como fariam para obter as coisas que têm sem dinheiro – o que cada um usaria (a criança e os pais) para trocar pelo que não tem.

Copyright 2019 – Anduca Animação que Educa e Atom S/A – Todos os direitos reservados

logo-anducapq
logoAtom